CardosoMoreira.com

Curiosidades

Conheça as principais curiosidades do município de Cardoso Moreira logo abaixo :

ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI sua empresa, comércio, hotel ou pousada.
Apenas 1 REAL por dia!

Hino Oficial

Letra: Jozeli da Silva Alves

Música: Márcio Cozendey Alves

Nessas terras tão ricas, tão belas,

o orgulho de nosso país,

cachoeiras do rio Muriaé

o reduto dos índios puris.

Nas fazendas do Outeiro e Santana

as usinas e os canaviais,

que nos prados predomina a pecuária

e nos vales reflorescem arrozais.

Nossa terra, nossa gente, nossa história

nossa luta pela ordem e progresso.

Nossa alegria pela nossa liberdade

agradecendo o criador do universo.

As barcaças que aqui navegavam

os trapiches dos quinhentos réis

A visita da princesa “A Redentora”

aos solares que habitavam coronéis.

A pedra mármore na serra do Oricana

acrescentada aos granitos e cristais

incluindo aos minérios dessa terra

as muitas fontes de águas minerais.

De São Luiz à Santa Margarida

de Doutor Matos ao rio Paraíba

coberto com a nossa bandeira

salve, salve “Cardoso Moreira”.

Bandeira

Image title

A Bandeira, criada em 25 de fevereiro de 1993, tem as seguintes características: é retangular em verde e branco(argente/prateado). Confeccionada com uma faixa prateada, ao centro o Brasão de armas do Município ladeado com faixas verdes, de forma vertical. O prateado vem complementar o significado no Brasão que é de luminoso futuro, paz, etc. Já o verde significa o novo, representa a esperança e também a completar o Brasão de armas do Município representa a nossa maior riqueza econômica e a agropecuária que está representada no Brasão pelas linhas verdes e pela cana e arroz.

A cor verde, é derivada da mistura das cores azul e amarela ficando assim a nossa bandeira contendo todas as cores do pavilhão nacional.

Fonte : Site Oficial da Prefeitura (cardosomoreira.rj.gov.br)

Brasão

Image title

O Brasão de armas do Município de Cardoso Moreira foi idealizado por Aílton Nunes Guimarães e José Natalício Gouveia Gonçalves e assim se descreve: O escudo ibérico de azul com o cruzeiro, o lírio e a torre industrial estendidas e acostados de dois relevos e encimados de três estrelas postas em chefe, tudo em prata e o contra-chefe carregado de linhas verdes do campo.

O escudo é encimado de coroa mural de prata, oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes uma cana e um feixe de arroz produzido ao natural. O listel de prata com o topônimo Cardoso Moreira entre os milésimos 1873 e 1989 de preto. O escudo ibérico era usado na época do descobrimento do Brasil. Sua adoção evoca os primeiros colonizadores da nossa Pátria. A cor azul azul do campo do escudo é o emblema heráldico de justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza, incorruptível, dignidade, zelo e lealdade a salientar as belezas naturais da região e as virtudes de administradores e munícipes.

O cruzeiro representa a religiosidade, união e o poder do povo cardosense, o lírio, atributo a São José lembrando o Padroeiro de Cardoso Moreira, a torre industrial representa as nossas riquezas na industrialização, os relevos é por nossa sede do Município ser toda circunferenciada por eles.

As estrelas representam luz nas trevas da noite, guia seguro, aspiração a coisas superiores e ações sublimes, luminoso futuro, completando o simbolismo do cruzeiro, do lírio e da torre industrial, sob a firme condução dos administradores um futuro luminoso e próspero.

O contra-chefe( parte inferior do escudo ) em linhas verdes invoca as riquezas as riquezas do solo e do campo do município, fértil e abundante em agropecuária. O metal prata, tem o significado heráldico de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade.

A faixa ondeada em linhas azul é o emblema dos cursos de água aludindo aos rios Muriaé e Paraíba do Sul, que banham as terras de Cardoso Moreira, as linhas azuis representam as fontes de águas minerais em nosso município.

Coroa Mural é o símbolo da emancipação, de prata com oito torres das quais cinco estão aparentes. As portas abertas de sable ( preto ) proclamam o caráter hospitaleiro do povo cardosense.

A cana e o feixe de arroz, produzidos, atestam a fertilidade das terras generosas de Cardoso Moreira, que constituem a cana e o arroz importantes produtos apontados pelos líderes do campo, como fator de destaque na economia municipal.

No listel o topônimo Cardoso Moreira, identifica o Município de 1873 e 1989, respectivamente o ano de fundação do povoado e o da emancipação político-administrativo.

O Brasão do Município de Cardoso Moreira foi criado através da Lei nº 004/93, em 22 de abril do ano de 1993, revogada pela Lei 383, de 17 de dezembro 2010.

Fonte : Site Oficial da Prefeitura (cardosomoreira.rj.gov.br)

Emancipação

Com a emancipação de seu antigo vizinho distrital, Italva, também pertencente ao município de Campo dos Goytacazes. Foi presenciado o desenvolvimento propiciado pela autonomia de seu antigo distrito limítrofe, surge, em Cardoso Moreira, um movimento emancipacionista, oficializado em 1986.

No dia 31 de julho do ano de 1988, enfim ocorreu o plebiscito de consulta a população de Cardoso Moreira, à época chamado como o “Dia do Sim”. O resultado final do pleito foi de maioria favorável à emancipação. Esta foi oficializada em 30 de novembro de 1989 com a assinatura da Lei estadual nº 1.577, pelo então Governador do Estado do Rio de Janeiro Antônio Wellington Moreira Franco. Somente em janeiro do ano de 1993, no entanto, Cardoso Moreira conseguiu, finalmente, a sua autonomia plena com o encerramento do processo contra a sua emancipação.

Esportes

Em 2008, o Cardoso Moreira, time de futebol da cidade, com menos de cinco anos de profissionalização, disputou a primeira divisão do Campeonato Estadual de Futebol pela primeira vez.


Gostou do conteúdo? Conheça também :

A cidade de Cardoso Moreira

Pontos Turísticos de Cardoso Moreira

Demografia e Geografia de Cardoso Moreira

História de Cardoso Moreira

Biografias de Cardoso Moreira

Economia e Trabalho de Cardoso Moreira